Graduação - Administração
  1. Carga Horária: 3000h Duração: 4,5 anos
  2. Turno: Noturno
  3. Vagas: 55

O Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande está organizado de maneira a proporcionar uma formação generalista ao seu aluno, com sólido e abrangente conhecimento dos diversos campos da Administração. Objetiva que o bacharel em Administração egresso do Curso do CCJS/UFCG seja capaz de adequar-se às necessidades do mundo do trabalho, o que corresponde à formação de um profissional competente e com suficiente autonomia intelectual para acompanhar de forma contínua as necessidades emergentes das organizações, de modo que possa intervir de maneira efetiva na sociedade brasileira e, especialmente, na região em que atua.

O Curso possui estrutura curricular flexível, organizada a partir do sistema de créditos distribuídos em períodos letivos e trabalha com a perspectiva da indissociabilidade entre teoria e prática, possuindo como principal característica a interdisciplinaridade, privilegiando a formação integral do profissional.

O Curso de Administração – CCJS/UFCG proporciona uma formação prospectiva, através da antecipação dos desafios que aguardam os egressos no mundo do trabalho buscando, desta forma, uma aprendizagem ativa e problematizadora voltada para autonomia intelectual, apoiada em formas criativas e estimulantes no processo de ensino, formando um profissional comprometido com a curiosidade epistemológica e com a resolução de problemas da realidade cotidiana dos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

A secretaria e a coordenação do Curso de Administração do CCJS estão devidamente equipadas para o bom funcionamento do curso.

Coordenador(es):

Nome Email
Maria de Fátima N.Barbosa mfnbarbosa@hotmail.com

Competências:

Aos Coordenadores de Curso de Graduação compete :
a) adotar as medidas necessárias à constituição do Colegiado do
Curso;
b) convocar e presidir as reuniões do Colegiado do Curso;
c) submeter à Assembléia da Unidade Acadêmica, na época própria,
a programação das atividades de ensino a serem desenvolvidas em cada período
letivo;
d) elaborar, em entendimento com a Coordenação Administrativa da
Unidade Acadêmica, a oferta de disciplinas para cada período letivo;
Universidade Federal de Campina Grande.
e) coordenar a matrícula no âmbito do Curso, em articulação com o
setor competente da Pró-Reitoria de Ensino;
f) exercer a orientação acadêmica, solicitando às Unidades Acadêmicas,
quando julgar necessário, a designação de professores orientadores para
os alunos do Curso;
g) coordenar o processo de acompanhamento e avaliação do Curso,
respeitadas as diretrizes emanadas do órgão de avaliação institucional permanente
da UFCG;
h) apreciar os processos de adaptação e aproveitamento de estudos,
ouvindo a Unidade Acadêmica responsável pela disciplina;
i) julgar os pedidos de trancamento de matrícula;
j) adotar, em caso de urgência, medidas que se imponham em matéria
da competência do Colegiado de Curso, submetendo-as à homologação, na
primeira reunião subseqüente;
l) manter atualizados os dados cadastrais dos alunos vinculados ao
Curso, encaminhando-os, quando necessário, à Pró-Reitoria de Ensino;
m) subsidiar a elaboração do plano e do relatório anuais da Unidade
Acadêmica.

 

Fonte: Regimento Geral da UFCG

O Colegiado do Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante - NDE acompanham a execução do Projeto Pedagógico do Curso, para verificar a necessidade de possíveis reformulações em face das demandas procedentes das avaliações semestrais. A avaliação do curso contempla a análise dos aspectos curriculares, dos aspectos metodológicos, do cumprimento da missão, dos objetivos e do perfil profissional delineado.

            A avaliação do PPC será objeto de regulamentação pelo Colegiado do Curso, por meio de resolução específica.

Competências:

Compete ao Colegiado de Curso :


I – elaborar, acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico do
curso;
II – recomendar às Unidades Acadêmicas o ajustamento de plano de
ensino de componentes curriculares ao Projeto Político-Pedagógico do Curso;
III – sugerir procedimentos a serem adotados na matrícula em disciplinas
do Curso, respeitadas as instruções do órgão central de controle acadêmico;
IV – constituir comissão para análise técnica dos pedidos de
revalidação de diplomas;
V – apreciar representação de aluno em matéria de interesse do curso,
ressalvada a competência da Unidade Acadêmica no que se refere à atuação
docente;
VI – adotar e sugerir providências para melhoria do nível de ensino
do curso;
VII – decidir sobre equivalência de seminários, cursos intensivos,
palestras e outras atividades paradidáticas para efeito de compensação de aulas,
por solicitação justificada de aluno, comunicando a decisão às Unidades
Acadêmicas;
VIII – prestar assessoramento de ordem didático-pedagógica, quando
solicitado por outros órgãos;
IX – exercer outras atribuições que lhe sejam conferidas por este
Regimento Geral e em normas complementares da UFCG.

 

Fonte: Regimento Geral da UFCG

Nome Email
: Marcos Macri Oliveira macri.ccjs@gmail.com
: Flávio Lemenhe flaviolemenhe@yahoo.com.br
: Francisco Dinarte de Sousa Fernandes dinarte_2@hotmail.com
: Islânia Andrade de L. Delfino Islania_adm@hotmail.com
: Janeide Alburquerque Cavalcante janeide@gmail.com
presidente: Maria de Fátima N.Barbosa mfnbarbosa@hotmail.com
: Orlando Gomes da Silva orlandosilva@gmail.com
: Valterlin da Silva Santos valterlin@yahoo.com.br
: Vorster Queiroga Alves vorster.queiroga@gmail.com

O curso de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande constituiu o seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), o qual é composto por 07 (sete) docentes com regime de trabalho de dedicação exclusiva e todos com o título de mestre, sendo um deles o Coordenador do Curso, a quem cabe a sua presidência. 

Composição:

Nome Email
Janaína Ferreira Marques de Melo janainafmmelo@hotmail.com
Maria de Fátima N.Barbosa mfnbarbosa@hotmail.com
Flávio Lemenhe flaviolemenhe@yahoo.com.br
Marcos Macri Oliveira macri.ccjs@gmail.com
Orlando Gomes da Silva orlandosilva@gmail.com
Vorster Queiroga Alves vorster.queiroga@gmail.com
Maria de Fátima N.Barbosa mfnbarbosa@hotmail.com

Competências do NDE

Nome Área de Atuação Email
: José Ribamar Marques de Carvalho profribamar@gmail.com
: Marcos Macri Oliveira macri.ccjs@gmail.com
: Adriana Sidralle Rolin de Moura adrianasidralle@bol.com.br
: Alberto Gustavo Paashaus Júnior albertopasshaus@gmail.com
: Allan Sarmento Vieira allansarmento@yahoo.com.br
: Flávio Lemenhe flaviolemenhe@yahoo.com.br
: Francisco Dinarte de Sousa Fernandes dinarte_2@hotmail.com
: Islânia Andrade de L. Delfino Islania_adm@hotmail.com
: Janaína Ferreira Marques de Melo janainafmmelo@hotmail.com
: Maria de Fátima N.Barbosa mfnbarbosa@hotmail.com
: Maria dos Rémedios Lima Barbosa Direito Civil maridlbarbo@hotmail.com
: Orlando Gomes da Silva orlandosilva@gmail.com
: Vorster Queiroga Alves vorster.queiroga@gmail.com
: Wellington Ferreira de Melo wellingtonabcd@gmail.com

O Trabalho de Curso (TC) é requisito obrigatório para a obtenção do grau de bacharel no Curso de Administração do Campus de Sousa – UFCG e possui carga horária de 120 (cento e vinte) horas e será realizado no 9º período. O Trabalho de Curso possui como objetivo propiciar aos discentes do Curso a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, estimulando a produção de conhecimento na área de administração. Para a realização do Trabalho de Curso o discente deverá cursar, no 8º período, a disciplina Elaboração de Projeto de Pesquisa, na qual deverá elaborar anteprojeto que servirá de base para o Trabalho de Curso. O tema do trabalho será escolhido pelo aluno a partir de temas sugeridos pelo professor da disciplina, entretanto, o aluno poderá escolher um tema não sugerido pelo professor, desde que exista na instituição algum docente que possa ser orientador no tema escolhido. O Trabalho de Curso poderá ser realizado em duas modalidades: Monografia ou Artigo Científico, ficando a cargo da Comissão responsável pelo Trabalho de Curso decidir para cada turma qual a melhor forma dos alunos desenvolverem o TC. No caso de troca de orientador, o aluno deverá produzir um documento que explique os motivos para tal, identifique o novo orientador, sendo necessário que este assine o documento se comprometendo com o curso e com o aluno a ser seu novo orientador. O orientador acompanhará o desenvolvimento do trabalho do aluno, recebendo os relatórios de progressos, avaliando-os, arquivando-os, sempre cuidando para que haja um efetivo acompanhamento do processo da pesquisa científica de seu orientando. Caberá também ao orientador auxiliar no levantamento bibliográfico a ser feito pelo aluno. Durante o desenvolvimento do Trabalho de Curso, aluno e professor orientador deverão se reunir no mínimo três vezes, quando o aluno deverá apresentar suas anotações, seus esboços e rascunhos do trabalho e discutir o seu desenvolvimento. As datas destas reuniões e horários ficam a critério do professor orientador e da comissão responsável pelo Trabalho de Curso.
Para aprovação do Trabalho de Curso, este deverá ser apresentado a uma banca examinadora em dois momentos, ao final da disciplina de Elaboração de Projeto de Pesquisa, na modalidade de qualificação do projeto de monografia ou do artigo científico e uma segunda vez, ao término da disciplina de Trabalho de Curso, na modalidade de defesa de monografia ou defesa do artigo científico. No caso de troca de tema depois da aprovação do anteprojeto, o aluno deverá apresentar novo anteprojeto com aprovação explícita do professor orientador e submetê-lo a uma nova banca examinadora para sua aprovação. O Trabalho de Curso será objeto de regulamentação pelo Colegiado do Curso por meio de resolução específica.

Coordenação:

Nome Email
: Marcos Macri Oliveira macri.ccjs@gmail.com
: Orlando Gomes da Silva orlandosilva@gmail.com
: Vorster Queiroga Alves vorster.queiroga@gmail.com

Além dos conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo da formação do administrador, o Projeto Pedagógico do Curso de Administração – CCJS/UFCG contempla no seu currículo a realização do Estágio Curricular Supervisionado, como atividade obrigatória, a ser realizada em organizações da sociedade, sejam elas públicas, privadas ou de Terceiro Setor. O Estágio Curricular Supervisionado proporciona o aprofundamento das práticas profissionais do administrador durante a sua formação. Ele é idealizado como um procedimento didático que conduz o aluno a situar, observar e aplicar, criteriosa e reflexivamente, princípios e referências teórico-práticos assimilados durante sua formação. O Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real, é o momento de junção do saber com o fazer, que conduzirá uma atuação profissional mais crítica e criativa. Os Estágios Curriculares Supervisionados I e II do Curso de Administração CCJS/UFCG possuem carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas e deverão ser realizados nos dois últimos períodos do Curso (8º e 9º períodos) e poderão ser aproveitados para a realização da pesquisa necessária à elaboração do Trabalho de Curso.
O Estágio Curricular Supervisionado será objeto de regulamentação pelo Colegiado do Curso por meio de resolução específica.

Coordenação:

Nome Email
Alexandre Wallace R. Pereira alexandre.uern.adm@gmail.com