Graduação - Serviço Social
  1. Carga Horária: 3000h Duração: 4 anos
  2. Turno: Matutino
  3. Vagas: 50

O Curso de Serviço Social se particulariza por formar profissionais de caráter crítico-generalista, capacitados nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, no sentido de atuar junto às expressões da questão social que são provenientes das contradições da sociedade capitalista.

A relação do Serviço Social com a questão social – fundamento básico de sua existência – é mediatizada por um conjunto de processos sócio-históricos e teórico-metodológicos constitutivos de seu processo de trabalho.

O curso de Serviço Social é determinado pelas configurações estruturais e conjunturais da ordem burguesa e pelas formas históricas de seu enfrentamento permeadas pela ação dos trabalhadores através das lutas sociais (Diretrizes Curriculares, ABEPSS, 1996

A secretaria e a coordenação do Curso de Serviço Social do CCJS estão devidamente equipadas para o bom funcionamento do curso.

Coordenador(es):

Nome Email
Maria da Conceição Silva Felix conceicaofelix@oi.com.br

Competências:

Aos Coordenadores de Curso de Graduação compete :
a) adotar as medidas necessárias à constituição do Colegiado do
Curso;
b) convocar e presidir as reuniões do Colegiado do Curso;
c) submeter à Assembléia da Unidade Acadêmica, na época própria,
a programação das atividades de ensino a serem desenvolvidas em cada período
letivo;
d) elaborar, em entendimento com a Coordenação Administrativa da
Unidade Acadêmica, a oferta de disciplinas para cada período letivo;
Universidade Federal de Campina Grande.
e) coordenar a matrícula no âmbito do Curso, em articulação com o
setor competente da Pró-Reitoria de Ensino;
f) exercer a orientação acadêmica, solicitando às Unidades Acadêmicas,
quando julgar necessário, a designação de professores orientadores para
os alunos do Curso;
g) coordenar o processo de acompanhamento e avaliação do Curso,
respeitadas as diretrizes emanadas do órgão de avaliação institucional permanente
da UFCG;
h) apreciar os processos de adaptação e aproveitamento de estudos,
ouvindo a Unidade Acadêmica responsável pela disciplina;
i) julgar os pedidos de trancamento de matrícula;
j) adotar, em caso de urgência, medidas que se imponham em matéria
da competência do Colegiado de Curso, submetendo-as à homologação, na
primeira reunião subseqüente;
l) manter atualizados os dados cadastrais dos alunos vinculados ao
Curso, encaminhando-os, quando necessário, à Pró-Reitoria de Ensino;
m) subsidiar a elaboração do plano e do relatório anuais da Unidade
Acadêmica.

 

Fonte: Regimento Geral da UFCG

O Colegiado do Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante - NDE acompanham a execução do Projeto Pedagógico do Curso, para verificar a necessidade de possíveis reformulações em face das demandas procedentes das avaliações semestrais. A avaliação do curso contempla a análise dos aspectos curriculares, dos aspectos metodológicos, do cumprimento da missão, dos objetivos e do perfil profissional delineado.

            A avaliação do PPC será objeto de regulamentação pelo Colegiado do Curso, por meio de resolução específica.

Competências:

Compete ao Colegiado de Curso :


I – elaborar, acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico do
curso;
II – recomendar às Unidades Acadêmicas o ajustamento de plano de
ensino de componentes curriculares ao Projeto Político-Pedagógico do Curso;
III – sugerir procedimentos a serem adotados na matrícula em disciplinas
do Curso, respeitadas as instruções do órgão central de controle acadêmico;
IV – constituir comissão para análise técnica dos pedidos de
revalidação de diplomas;
V – apreciar representação de aluno em matéria de interesse do curso,
ressalvada a competência da Unidade Acadêmica no que se refere à atuação
docente;
VI – adotar e sugerir providências para melhoria do nível de ensino
do curso;
VII – decidir sobre equivalência de seminários, cursos intensivos,
palestras e outras atividades paradidáticas para efeito de compensação de aulas,
por solicitação justificada de aluno, comunicando a decisão às Unidades
Acadêmicas;
VIII – prestar assessoramento de ordem didático-pedagógica, quando
solicitado por outros órgãos;
IX – exercer outras atribuições que lhe sejam conferidas por este
Regimento Geral e em normas complementares da UFCG.

 

Fonte: Regimento Geral da UFCG

Nome Email
Membro titular: Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa cimichalane@ig.com.br
Membro suplente: Eliane Leite Mamede eliane_mamed@hotmail.com
Membro titular: Geórgia Vieira Braga georgia.vieira@ufcg.edu.br
Membro suplente: Helmara Giccelli Formiga Wanderley helmaragiccelli@hotmail.com
Membro suplente: Juliana e Silva de Oliveira jusoliveira@hotmail.com
Membro suplente: Larissa Sousa Fernandes larasousa8@hotmail.com
Membro titular: Luan Gomes dos Santos Oliveira luangomessantos@terra.com.br
Membro titular: Maria Aparecida Nunes dos Santos santosassistentesocial@yahoo.com.br
Membro titular: Maria Clariça Ribeiro Guimarães clarica.ribeiro@gmail.com
Presidente: Maria da Conceição Silva Felix conceicaofelix@oi.com.br
Membro suplente: Silvio José Maciel Macedo sjmaciel@bol.com.br

O Curso de Graduação em Serviço Social conta com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na sua constituição, sendo formado pelos professores do quadro efetivo de docentes do curso, possuindo um papel fundamental para a formulação, monitoramento e avaliação da proposta do Projeto Político Pedagógico do mesmo. A composição do NDE do Curso de Serviço Social é regulamentada pela Portaria – UAD/CCJS/Nº 027 de 18 de Dezembro de 2012.

            Conforme a Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010, da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, o NDE de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.

Composição:

Nome Email
Maria da Conceição Silva Felix conceicaofelix@oi.com.br

Professores:

Nome Email
Maria Aparecida Nunes dos Santos santosassistentesocial@yahoo.com.br
Maria Clariça Ribeiro Guimarães clarica.ribeiro@gmail.com
Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa cimichalane@ig.com.br
Eliane Leite Mamede eliane_mamed@hotmail.com

Dentre as suas atribuições encontram-se: contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso, zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo, indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades de graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas às áreas de conhecimento do curso, zelar pelo cumprimento das Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação.

Nome Área de Atuação Email
: Antônio Marcelo Cavalcanti Novaes Sociologia Jurídica cavalcantinovaes@hotmail.com
: Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa cimichalane@ig.com.br
: Eliane Leite Mamede eliane_mamed@hotmail.com
: Helmara Giccelli Formiga Wanderley helmaragiccelli@hotmail.com
: Juliana e Silva de Oliveira Psicologia Jurídica jusoliveira@hotmail.com
: Larissa Sousa Fernandes Filosofia do Direito larasousa8@hotmail.com
: Luan Gomes dos Santos Oliveira luangomessantos@terra.com.br
: Maria Aparecida Nunes dos Santos santosassistentesocial@yahoo.com.br
: Maria Clariça Ribeiro Guimarães clarica.ribeiro@gmail.com
: Maria da Conceição Silva Felix conceicaofelix@oi.com.br

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular para obtenção de diploma no curso de graduação em Serviço Social sendo composto do total de 60 horas. É o trabalho baseados em técnicas e métodos científicos por meio do qual o aluno sistematiza o conhecimento resultante de um processo investigativo, originário de uma indagação teórica, gerada a partir de uma temática vivenciada nas disciplinas teóricas, bem como no estágio supervisionado. Este processo de sistematização, quando resultar de experiência de estágio, deve apresentar os elementos do trabalho profissional em seus aspectos teóricos, metodológicos e operativos. É também um processo científico, realizado dentro dos padrões de exigências metodológicas e acadêmico-científica.

Portanto, o TCC se constitui numa Monografia, sendo elaborado sob a orientação de um professor e avaliado por banca examinadora. Oportunamente, os trabalhos de conclusão de curso serão regulamentados pelo Colegiado do Curso de Serviço Social do CCJS da UFCG em Resolução específica.

O Estágio Curricular Supervisionado compõe-se do total de 300 horas, distribuídas entre o Estágio Curricular Supervisionado I (150horas) e o Estágio Curricular Supervisionado II (150horas). Tal referência segue as disposições dadas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação no parecer CNE/CES Nº 8/2007 do processo23001.000207/2004-10, que estabelece: “os estágios e atividades complementares dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, não deverão exceder a 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, salvo nos casos de determinações legais em contrário.” (CNE/CES Nº 8/2007 do processo23001.000207/2004-10, p. 29).

É uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-institucional objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional, o que pressupõe supervisão sistemática.

A avaliação consubstanciará através de um processo contínuo de análise das tarefas realizadas pelo aluno, considerando o cumprimento das atividades propostas e a frequência no estágio, tanto em relação à supervisão de campo quanto à supervisão acadêmica, por meio de atividades avaliativas mensais e/ou semestrais do estagiário, dentre as quais podemos destacar:

  • No que diz respeito ao desenvolvimento das atividades do Estágio Curricular Supervisionado I tem-se a elaboração do plano de estágio, o acompanhamento das atividades realizadas e vivenciadas mediante o registro do diário de campo, as leituras e fichamentos de textos, a construção da análise institucional e da política social onde se realiza o estágio, e a elaboração do relatório preliminar sobre as primeiras experiências no campo de estágio;
  • Quanto ao Estágio Supervisionado II, o aluno deverá dar continuidade às atividades de análises registradas no diário de campo, bem como leituras e fichamentos de textos, além disso, deverá cumprir a construção do seu objeto de estudo e elaborar o seu projeto de pesquisa, mediante a coleta de dados e sua análise e interpretação, culminando na elaboração de um relatório preliminar.

Coordenação:

Nome Email
Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa cimichalane@ig.com.br