Prodih

Apresentação

O Programa de Direitos Humanos da UFCG – PRODIH surgiu como uma proposta de programa institucional da UFCG em 2003 tendo como estruturação inicial a articulação dos projetos de extensão desenvolvidos no CCJS/UFCG.

Os objetivos do PRODIH são: 1. Desenvolver uma política acadêmico-institucional voltado para Promoção, Garantia e Defesa dos direitos humanos; 2. Proporcionar o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa em Direitos Humanos; 3.  Fomentar o aprofundamento teórico-metodológico do estudo dos Direitos Humanos; 4. Promover ações extensionistas em Direitos Humanos de forma interdisciplinar e multinstitucional; 5. Capacitar em direitos humanos; 8. Proporcionar a produção e divulgação cientifica acerca dos direitos humanos.

A inserção da UFCG em uma região de profundas carências econômicas e sociais, o alto sertão paraibano, - onde as violações aos direitos humanos e o acesso à justiça se tornam mais agudos - requer uma posição compromissada desta IES em relação a essas demanda. De acordo com essa compreensão, e para atingir os objetivos institucionais no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão, o CCJS/UFCG criou o Programa de Direitos Humano da UFCG - PRODIH, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica – NPJ.

Do ponto de vista da extensão, a educação em direitos humanos se pauta por uma didática ativa que redimensione as funções sociais dos atores educativos: docentes e discentes são co-responsáveis por um percurso de apropriação de conceitos e práticas que, paralelamente, desenvolvem o potencial cognitivo, resgatam as atitude fundamentais de solidariedade, justiça, reconhecimento do outro em contraposição à cultura da violência simbólica estabelecida durante muito tempo na educação sob o signo do autoritarismo presente na relação entre professores e alunos.

Dessa forma, a capacitação em Direitos Humanos tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino voltada para a promoção e defesa dos direitos humanos. O curso fomentará pesquisas acerca da violação dos direitos humanos. Introduzir o participante em novas metodologias de pesquisa, exercício da leitura e iniciação cientifica a partir dos temas trabalhado em cada componente curricular trabalhado.

Neste contexto, os alunos, mediatizados pelo professor, confrontarão conhecimentos científicos com o cotidiano, dando base para o traçar de alternativas de atuação que contribuam com as realidades, possibilitando o ir e vir da teoria/prática e criando novas oportunidades de formação acadêmica cidadã.

Pretende-se, com essa proposta, que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do CCJS, participe ativamente na luta pelo exercício da cidadania, auxiliando na prevenção ou solução de problemas de cunho jurídico que permeiam a vida social, demonstrando, da forma mais cristalina possível, uma contraprestação às demandas sociais e possibilitando, aos seus alunos de pós-graduação, a vivência de práticas jurídicas reais, necessárias à sua atuação enquanto profissionais. Nesse ínterim, pretende-se ampliar, entre outros, o desenvolvimento integrado do ensino-pesquisa-extensão, a fim de que o aluno possa vivenciar um processo de ensino-aprendizagem vinculado aos processos sociais, participando da transformação da realidade sócio-econômica e cultural da região.

 

Relatórios

Programa de Direitos Humanos da UFCG

Relatório 2011 - PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS DA UFCG

 

Projetos

Projeto Especialização em Direitos Humanos

Projeto de Pesquisa - Professora Maria da Luz

Projeto de Pesquisa - Professora Jônica Coura

Projeto Assistência as Mulheres

Projeto Observatório Direitos Humanos

Projeto Extensão Erivaldo

Projeto Meu Amigo Velho - Atenção Integral ao Idoso

Projeto Oficina de Textos 

Projeto - Professora Olindina

Proposta do PPJ - Professor Jailton

Projeto Pesquisa - Professora Edjane

Projeto de Pesquisa - Professor Jailton

 

Sobre:

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near '' at line 1